sábado, 9 de maio de 2009

ETAR- O CHEIRO DA INCOMPETÊNCIA



ETAR DE PORTIMÃO – Cheiro da incompetência


Se há algo que as estatísticas sobre o turismo vêem demonstrando, de forma consistente, é que no município de Portimão, as taxas de ocupação das suas unidades hoteleiras ficam sistematicamente abaixo da média regional, só conseguindo atingir os mesmos níveis na época alta, em que a elevada procura disfarça desvantagens comparativas, resultantes de opções politicas erradas.

Entre estas, por evidentes, são de realçar, o atraso verificado na conclusão das obras da Via do Infante que, durante muitos anos prejudicou todo o Barlavento Algarvio; Os difíceis acessos e a ausência quase completa de estacionamentos nas e para as praias do concelho; O estado caótico do trânsito na cidade e, não menos importante, as constantes obras em plena época estival bem demonstrativas da ausência de um planeamento inteligente das mesmas.

Há, no entanto, um outro facto que não pode ser escamoteado como tendo tido um forte impacto negativo na procura do nosso concelho quer pelos turistas individualmente, quer pelos operadores turísticos; a ETAR da Companheira!


Este equipamento ainda de pequenas dimensões entrou em funcionamento em 1992 e apenas processava uma parte dos esgotos da cidade de Portimão, tendo sofrido em 1995 uma ampliação, que orçou em 700.000 contos, ocupa actualmente uma área de cerca de 32 hectares, utiliza o sistema de lagonagem com tratamento anaeróbico e faz o tratamento de todos os efluentes do concelho.

Apresentada na altura como exemplo e modelo amigo do ambiente cedo se veio a constatar que a opção foi um erro colossal pois gerava odores desagradáveis que o vento se encarregava de disseminar causando incómodo aos residentes e uma péssima impressão aos visitantes que, naturalmente comentavam, tal facto, com amigos e conhecidos.

Quase trinta anos volvidos os sucessivos executivos socialistas não quiseram ou não foram capazes de solucionar este grave problema para o qual, só agora, atingido o limite da sua capacidade se fala da construção de uma nova ETAR, pela empresa Águas do Algarve, como solução para um problema que causou prejuízos incalculáveis a Portimão como destino turístico.

Para um Município que ao longo dos anos vem gastando milhões, a projectar uma falsa imagem de modernidade com festas, festarolas, sashas e outras realizações de utilidade mais que questionáveis, a ETAR da Companheira é bem o símbolo de uma aposta falhada, e a prova de que a venda de ilusões não resolve os problemas das populações.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nnca o PSD foi tão ousado, completamente em confronto directo com a CMP na busca da verdade. Vamos continuar assim, para mudar este estado de coisas. Força Dr José Dias.

Anônimo disse...

Este problemas da cidade é uma pedra no sapato do PS pois não consegue disfarçar o cheiro com festa e festarolas, é uma vergonha, mas não é só a ETAR,
As principais entradas na cidade estão uma vergonha, as entradas podiam ser devidamente ajardinadas e os passeios arranjados dando uma outra imagem para quem vem a PORTIMÂO.

Força PSD